externato álvares cabral

Ensino Básico

3.º Ciclo Ensino Básico

Blocos de Aprendizagem 7º+8º+9º (1 ano)

O Externato Álvares Cabral apresenta duas modalidades educativas no ensino básico recorrente: O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem e o Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis.

O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem tem a duração de um ano lectivo para os alunos que ingressem com o sétimo ano de escolaridade; no final do ano lectivo, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem confere uma certificação escolar de nível equivalente ao 3º ciclo.

O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é composto por sete disciplinas - Matemática, Português, Ciências Naturais, Inglês, Espanhol, Tecnologias e Artes Visuais. No final de cada um dos quatro blocos de aprendizagem será feita uma avaliação sumativa que, juntamente com a avaliação decorrente da sala de aula (formativa), possibilita a progressão.

Da junção das classificações finais de cada um dos blocos de aprendizagem do Ensino Básico Recorrente, resultará uma classificação final do curso.

O Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem não obriga a realização de exames nacionais para obtenção da escolaridade obrigatória. Com efeito, tendo concluído com o sucesso o curso de Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem, o aluno apenas irá efectuar provas de exames nacional se desejar prosseguir estudos no Ensino Regular (10º. / 11º. / 12º. Anos, ensino diurno).

Caso não esteja interessado em prosseguir estudos no Ensino Regular, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem possibilita a prossecução de estudos noutras modalidades de ensino, tais como, cursos profissionais, cursos vocacionais, ensino secundário por módulos, cursos de aprendizagem e formação profissional.

De notar que, o Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem é uma oferta educativa própria do Externato Álvares Cabral, cujo curso foi aprovado pelo Ministério de Educação em 13/11/1991.

Para além do Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem, existe também o Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis.

Esta modalidade de ensino, mais flexível e ajustado à realidade do discente, apresenta sete disciplinas, cada uma delas compostas por oito unidades capitalizáveis, à excepção da disciplina de Artes Visuais, que apresenta nove unidades capitalizáveis.

O Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis obriga ao aproveitamento de todas as unidades de cada uma das disciplinas, contrariamente ao Ensino Básico Recorrente por Blocos de Aprendizagem em que é permitido ao aluno concluir o curso quando obtém numa disciplina classificação entre (6 e 8 valores) ou duas disciplinas (se a classificação dessas duas disciplinas for de 8 ou 9 valores).

Tendo capitalizado todas as unidades de todas as disciplinas, o aluno terá concluído o seu curso de Ensino Básico Recorrente por Unidades Capitalizáveis, conferindo-lhe uma certificação equivalente ao nono ano.